Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Normas de Submissão

ORIENTAÇÃO AOS AUTORES

A submissão dos trabalhos só será feita após a inscrição de pelo menos um dos autores no 16º Simpósio de Geologia da Amazônia.

Os trabalhos poderão ser apresentados em duas modalidades: Apresentação Oral e Pôster, devendo os resumos serem apresentados na forma de Resumo Expandido. Sendo  5 (cinco) o número máximo de trabalhos inscritos por autor e de  10 (dez) o número máximo de autores por trabalho inscrito.

 

RESUMO EXPANDIDO:

- Orientações Gerais: o manuscrito enviado ao 16º SGA deverá ter o formato PDF (Adobe Acrobat Reader) e ser redigido em português, inglês ou espanhol. Nenhum arquivo deverá exceder 5 MB de tamanho. Os resumos expandidos aprovados poderão ser submetidos a eventuais correções pelo Comitê Científico do 16º SGA e, se necessário, também poderá ser solicitado o arquivo Microsoft Word versão 10 ou superior. Cada manuscrito poderá ter no máximo 10 (dez) autores. (clique aqui para baixar o modelo de resumo expandido).

- Formatação: folha tamanho A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço simples entre linhas, margens superior e esquerda 3,0 cm e margens inferior e direita 2,0 cm. O trabalho deverá conter no mínimo 3 (três) e no máximo 4 (quatro) páginas, incluindo texto justificado, tabelas e/ou figuras e referências. Ilustrações, tabelas e quadros devem ser centralizados e enumerados sequencialmente. As legendas devem ser justificadas e com tamanho 11. O formato das figuras deverá apresentar resolução mínima de 300 dpi. As citações bibliográficas devem seguir as normas vigentes na revista Brazilian Journal of Geology (http://www.scielo.br/revistas/bjgeo/iinstruc.htm).

- Elementos do Resumo Expandido: o resumo expandido deverá conter TÍTULO; NOME, ENDEREÇO ELETRÔNICO e AFILIAÇÃO INSTITUCIONAL DO(S) AUTOR(ES); RESUMO (resumo informativo com uma breve apresentação sobre os objetivos, métodos ou metodologias, resultados e conclusões do trabalho e conter no máximo 500 palavras; PALAVRAS-CHAVE (informar de 3 a 4 palavras-chave relacionadas ao tema do trabalho); INTRODUÇÃO (breve introdução do tema contendo a justificativa para o estudo, o problema, as questões de pesquisa e os objetivos); MÉTODOS OU METODOLOGIA (descrever os métodos ou metodologias e etapas utilizadas no trabalho para atingir os objetivos propostos); RESULTADOS E DISCUSSÕES (expor os resultados obtidos no trabalho e sua discussão em relação ao conhecimento já disponível); CONCLUSÕES (descrever objetivamente as principais conclusões ou considerações finais do estudo, mesmo sendo parciais) e; REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (de acordo com as normas da revista Brazilian Journal of Geology (http://www.scielo.br/revistas/bjgeo/iinstruc.htm). Os elementos e tópicos do Resumo Expandido devem obedecer as indicações de formatação abaixo:

1) Título do trabalho: fonte Times New Roman tamanho 12, maiúsculo, negrito, centralizado e espaçamento após a linha de 12 pt.

2) Nome do(s) autor(es): fonte Times New Roman tamanho 12 em negrito, centralizado e espaçamento após a linha de 6 pt.

3) Endereço eletrônico, afiliação institucional e especificação da origem do trabalho (opcional): Fonte Times New Roman tamanho 11, centralizado à esquerda e espaçamento simples entre linhas.

4) Títulos dos elementos: fonte Times New Roman tamanho 12, maiúsculo, negrito, alinhado à esquerda e espaçamento de 6 pt antes e após a linha.

5) Texto dos elementos: fonte Times New Roman tamanho 12, justificado, espaçamento simples entre linhas.

6) Palavras-chave: no mínimo 3 (três) e no máximo 4 (quatro), fonte Times New Roman tamanho 12, centralizado à esquerda.

7) Referências Bibliográficas: fonte Times New Roman tamanho 10, justificado, deslocamento de 0,3 cm e espaçamento simples entre linhas. Normas de formatação de acordo com a revista Brazilian Journal of Geology (http://www.scielo.br/revistas/bjgeo/iinstruc.htm).

8) Ilustrações: título abaixo da figura em fonte Times New Roman tamanho 11, justificado com o texto; deve conter a fonte quando não for de própria autoria. Figura centralizada.

8) Tabelas: título acima da tabela em fonte Times New Roman tamanho 11, justificado com o texto; deve conter a fonte quando não for de própria autoria. Tabela centralizada.

 

APRESENTAÇÃO ORAL:

- Orientações Gerais: será de inteira responsabilidade do autor trazer seu pen drive contendo a apresentação, que deverá ser entregue com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos da abertura da seção temática. Recomenda-se salvar a apresentação em mais de um formato ( g., PDF, PowerPoint), como também, armazená-la em mais de um meio (e. g., Google Drive, E-mail, pen drive).

- Elaboração e Apresentação: o tempo máximo para apresentação do trabalho será de 15 (quinze) minutos, acrescentados 5 (cinco) minutos para responder perguntas. A apresentação deve conter um slide de capa contendo o logotipo do evento, o título do trabalho, o nome dos autores, e-mail e afiliação institucional. Nos slides posteriores, sugere-se que a ordem de abordagem dos elementos do trabalho siga a mesma do resumo expandido.

- Formatação: arquivo em PowerPoint ou PDF; slide tamanho padrão (4:3 – Largura = 25,4 cm e Altura = 19,05), posição paisagem, fonte Calibri, espaço simples entre linhas. Citações e referências bibliográficas devem seguir as normas vigentes na revista Brazilian Journal of Geology (http://www.scielo.br/revistas/bjgeo/iinstruc.htm). Os elementos e tópicos da apresentação devem seguir o modelo indicado de acordo com as orientações de formatação abaixo:

Primeiro slide – Título do trabalho e apresentação do(s) autor(es):

    1. Título: fonte Calibri tamanho 30, maiúsculo, negrito, centralizado, cor da fonte livre.
    2. Nome do(s) Autor(es): fonte Calibri tamanho 20, negrito, centralizado, cor da fonte livre.
    3. Endereço eletrônico, afiliação institucional e especificação da origem do trabalho (opcional): fonte Calibri tamanho 15, negrito, centralizado, espaçamento simples entre linhas.

    Demais slides:

    1. Títulos dos elementos: fonte Calibri tamanho 22, maiúsculo, negrito, alinhamento e cor da fonte livres.
    2. Texto dos elementos: fonte Calibri tamanho 22, justificado, espaçamento simples entre linhas, cor da fonte e espaçamento entre parágrafos livres.

Modelos:

  • Geociências, Sociedade e Desenvolvimento Sustentável: laranja (link)
  • Recursos Minerais e Energéticos: vermelho (link)
  • Tectônica e Evolução Geodinâmica: roxo (link)                                           
  • Sedimentologia, Estratigrafia e Paleontologia: azul (link)
  • Geofísica e Geotecnologias: verde claro (link)
  • Mineralogia, Petrologias e Petrogênese: amarelo (link)

 

PÔSTER:

- Orientações Gerais: utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, tabelas, quadros possíveis para ilustrar os dados. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente entendidas e utilizar todos os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público. O pôster será exposto no dia da apresentação, quando então será avaliado pela banca examinadora, ficando afixado durante todo o período da sessão temática. O autor do trabalho deverá permanecer junto ao pôster durante todo o período de exibição. É proibida a apresentação do pôster por terceiros. Os pôsteres devem ser afixados no local de exibição indicado pela Comissão Organizadora, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos. A fixação e a retirada do pôster são de inteira responsabilidade dos autores, inclusive o material para fixação ( g., cola, fita adesiva dupla face e outros).

- Formatação: conter o logotipo do evento, ser editado em fonte Arial e apresentar TÍTULO DO TRABALHO (maiúsculas, negrito, centralizado, fonte tamanho 60), NOME DO(S) AUTOR(ES) (negrito, centralizado, fonte tamanho 30); E-MAIL E AFILIAÇÃO INSTITUCIONAL DO(S) AUTOR(ES) (fonte tamanho 26). O pôster deverá ser elaborado em duas colunas. Destacar em maiúsculas e negrito os elementos: INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MÉTODOS OU METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÕES, CONCLUSÕES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (fonte tamanho 40). Os textos de cada item acima descritos devem ser justificados (fonte tamanho 30). Citações e referências bibliográficas devem seguir as normas vigentes na revista Brazilian Journal of Geology (http://www.scielo.br/revistas/bjgeo/iinstruc.htm). (fonte tamanho 20). Legendas de ilustrações, tabelas e quadros devem ser sequenciados, alinhados e com descrição que represente seu conteúdo (fonte tamanho 28). Legendas de ilustrações devem ser posicionadas abaixo, enquanto que tabelas e quadros na porção superior. 

- Elaboração e Apresentação: cada trabalho apresentado na forma de pôster terá direito a uma área de painel de 0,90 m de largura por 1,20 m de altura (formato retrato) e, que possam ser afixados nos painéis presentes no local da sessão de pôster. Para cada pôster sugere-se um código de cores de acordo com a seção temática escolhida pelos autores, conforme indicado a seguir.

Fim do conteúdo da página