Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Geociências e Geopolítica na Amazônia

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 16h51 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2019, 10h09 | Acessos: 447

Mineração em terras indígenas, grandes hidrelétricas, mudanças climáticas, gestão ambiental, geodiversidade, geosítios, futuro da exploração mineral, de petróleo & gás, gestão transfronteiriça de recursos naturais, mapeamentos básicos e logísticas, grandes projetos de pesquisa geológica, acidentes ambientais, todos esses temas fazem parte de uma lista de importantes questões que a comunidade geológica da, e na, Amazônia precisa debater.

A discussão precisa avançar e caminhar no sentido de uma visão de futuro ampla, e consciente, de uma realidade ainda muito aquém do que a região Amazônica e a populações que aqui vivem merecem. Quais as perspectivas para desenvolver o potencial Amazônico? Como garantir a segurança socioambiental da maior bacia hidrográfica do planeta com riquezas não em só em seu subsolo, mas também sobre ele.

O papel das geociências pode ir muito mais além de simplesmente explorar recursos. Definir políticas públicas,  debater sobre como tratar nossos recursos e colaborar no desenvolvimento de novos horizontes do conhecimento para que num cenário próximo outros modos de se fazer as geociências sejam possíveis.

Essa temática nos parece oportuna para que seja objeto do 16º Simpósio de Geologia da Amazônia. Em especial no início de um novo governo que se propõe a mudar a realidade que se tem vivido nos últimos anos. Então, vejamos o que pensam aqueles que militam nas geociências na Amazônia… de 23 a 25 de setembro de 2019 em Manaus.

Venham!

Fim do conteúdo da página